09/04/2020

Análises Laboratoriais na Indústria Farmacêutica: Qual a importância?

Durante muito tempo, se confundiam os conceitos de Biossegurança com o de BPLs, as Boas Práticas de Laboratório. Porém, é fundamental entender que o conceito das BPLs contempla um conceito muito mais amplo, que aborda não somente segurança, mas também a qualidade do produto ou dos processos que inevitavelmente passam por ali.

Pensando nisso, resolvemos trazer pra vocês, um pouco das vantagens e dificuldades presentes nas boas práticas laboratoriais na indústria farmacêutica. Antes de tudo, é interessante entendermos o por que as BPLs existem.

O principal objetivo das BPLs na indústria farmacêutica é garantir confiabilidade, a segurança e a qualidade para suas análises e, por consequência, de seu fármaco, uma vez que que estãoi sujeitos à avaliações de vigilância por exemplo. Uma vez que as principais exigências giram em torno de: Instalações dos laboratórios; Procedimentos (amostragem, manuseio, transporte, armazenamento, preparação e descarte de amostras); Fornecedores e Pessoal, englobando todas as atividades do laboratório, tanto gerenciais como técnicas.

Pronto, agora entendemos!


Principais vantagens:
- Aperfeiçoamento de procedimentos e processos;
- Confiabilidade gerando uma aceitação mundial dos seus dados;
- Maior qualidade dos dados e uma Maior Organização e eficiência dentro de seus processos.

Principais dificuldades:
As dificuldades basicamente se dividem e dois fatores: o primeiro é com relação ao custo adicional que isso irá trazer para a empresa; segundo, o perigo em tornar os processos muito burocratizados, o que pode gerar a perda de flexibilidade dentro do negócio.


Em resumo as BPLs, não so dentro do setor farmacêutico deve ser vista como um investimento, que apesar do custo, vai levar qualidade, segurança, e o principal, confiança para que o seu produto chegue no objetivo principal.
.

Análises Laboratoriais na Industria de Alimentos