A análise elementar é uma técnica de análise da Química Analítica na qual o objetivo é descobrir quais elementos compõem uma determinada amostra e em qual proporção eles aparecem. Para isso, realiza-se a análise dos elementos Carbono (C), Hidrogênio (H), Nitrogênio (N), Enxofre (S) e Oxigênio (O) presentes na amostra a ser analisada.
Como é feita a Análise Elementar?
O método mais comum de realização de Análise Elementar é a partir da combustão da amostra em altas temperaturas. Ocorre a completa incineração da amostra a uma temperatura de aproximadamente 1000ºC promovendo a conversão dos principais elementos orgânicos nos gases CO2, N2, água e outros. Os gases são separados através de uma coluna de cromatografia gasosa associada a detector de condutividade térmica. Os percentuais dos elementos são calculados a partir da proporção dos gases liberados em relação à matéria incinerada.
A primeira etapa da análise é o preparo de amostras, às quais devem ser pesadas com rigoroso cuidado além de garantir a higiene de todos os utensílios utilizados a fim de não se contaminar a amostra. Após a pesagem, a amostra é colocada no equipamento e é realizada a configuração do analisador elementar para os elementos, os quais serão medidos.
A precisão na etapa da pesagem é de extrema importância para um resultado confiável uma vez que os teores finais de C, H, N e S são expressos como uma percentagem do peso da amostra inicial. Nesta etapa é essencial o uso de balanças de qualidade e de extrema precisão para pesos mínimos, além das demais ferramentas e consumíveis de qualidade.
A Elemental Microanalysis é especialista em consumíveis para análises elementares há mais de 40 anos e é credenciada para ISO9001 e ISO17025. Suas instalações estão localizadas em Devon, no Reino Unido e seus produtos podem ser utilizados em todas as marcas de analisadores por combustão como: LECO®, Thermo®, Perkin Elmer®, Sercon®, Exeter®, ELTRA®, Horiba®, Elementar®, EuroVector®, Costech®, Shimadzu®, Antek®, VELP®, Gerhardt®, Analytik Jena®, Bruker®, Buchi®, CKIC®, Dionex®, Europa®, Hach®, Hekatech®, Metrohm®, Picarro®, Strohlein/Juwe®, TE Instruments, Thermo Euroglas®, TSHR®, Skalar®. A experiência baseada na qualidade dos produtos oferecem total garantia nos resultados.
Aplicações
As análises elementares permitem identificar e determinar composições de amostras de uma vasta gama de setores incluindo farmacêutico, ambiental, agricultura e pecuária, alimentos, energia, química e petroquímica, petróleos e derivados, biomassa, forense, etc., como também, na área acadêmica (farmácia, biologia, oceanografia, etc.)
A finalidade dessas análises é garantir e certificar a qualidade de produtos bem como identificar contaminantes. O tipo de amostra analisada varia desde amostras de alimentos, bebidas, solos, ambientais entre muitos outros.
A análise de alimentos por exemplo pode ser realizada pela análise elementar, a fim de se obter dados sobre nutrientes e outros componentes presentes. Esses dados são necessários para diversos setores como nutrição, saúde, agricultura, comércio, marketing e indústria.