A realidade da automação
A automatização das rotinas laboratoriais está cada vez mais ganhando espaço e se tornando uma realidade no futuro. Isso se deve às muitas vantagens que ela oferece, como aumento da precisão, velocidade e eficiência dos processos, além de uma redução significativa de erros humanos.
Com a automatização, os laboratórios podem realizar muitas tarefas com rapidez e precisão, desde a preparação de amostras até a análise de resultados. Além disso, as soluções de automação também possibilitam a realização de tarefas que seriam impossíveis para os seres humanos, como a monitorização constante em tempo real.
A automatização em laboratórios é um passo importante para o futuro, e promete revolucionar a forma como os laboratórios realizam suas tarefas. Com a automatização, espera-se uma maior precisão, velocidade e eficiência dos processos, além de uma melhoria significativa na segurança dos trabalhadores de laboratório.
Os robôs colaborativos são uma ferramenta cada vez mais utilizada em laboratórios, e isso se deve a várias vantagens que eles oferecem. São altamente precisos e repetitivos em suas tarefas. Isso significa que eles são capazes de realizar tarefas com precisão e rapidez, sem cometer erros humanos. Além disso, eles podem trabalhar por períodos mais longos sem interrupções ou descanso, o que aumenta a eficiência do laboratório.
Outra vantagem dos robôs colaborativos é a segurança de se trabalhar ao lado de pessoas. Eles são projetados para trabalhar de forma integrada com humanos, aumentando a flexibilidade em seu laboratório. Como eles são programáveis, podem ser configurados para realizar várias tarefas diferentes, o que significa que o laboratório pode ser adaptado rapidamente para atender às necessidades diversas.
Por fim, o uso de robôs para microplacas também podem ser benéficos para a saúde e segurança dos usuários do laboratório. Esses instrumentos de laboratórios podem ajudar a reduzir o risco de lesões ocupacionais relacionadas ao trabalho repetitivo ou à postura inadequada.
Os robôs colaborativos são equipamentos do futuro e pensando nisso a Neobio oferece o S-LAB PRO – Sistema de Automação de Microplacas e o KX-2 Robô Laboratorial Colaborativo. O S-LAB PRO é um manipulador para microplacas de PCR ou microplacas de ELISA e o KX-2, um Robô Laboratorial Colaborativo que pode ser utilizado em diversas tarefas laboratoriais, pode manipular uma grande gama de materiais como diferentes tipos de placas para PCR ou placas de ELISA, racks de ponteiras, garrafas de cultura celular, microplacas de PCR, microplacas de ELISA, entre outros. São equipamentos inovadores projetados e fabricados pela Peak Analysis and Automation (PAA) que possui uma sólida experiência em automação laboratorial.
O desafio no manuseio de líquidos
A automação no processo de manuseio de líquidos já é uma realidade em muitos laboratórios. O manipulador de líquidos Microlab Prep foi projetado para economia de tempo e ao mesmo tempo dar um salto de precisão na tarefa do manuseio de líquidos.
Com o sistema de pipetagem automática Microlab Prep Hamilton, você acompanha na tela de execução do software o tempo restante em seu protocolo, a ação que está sendo executada e as etapas a serem concluídas. Executa seu protocolo de forma totalmente confiável e se ocorrer algum erro o software irá notificar imediatamente e fornecerá as etapas para corrigi-lo.
No entanto, a precisão e exatidão no processo de manuseio de líquidos não está restrita apenas para os processos automatizados. Existem vários tipos de pipetas disponíveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens, e escolher a certa para a tarefa em questão é uma parte importante da arte da pipetagem. Entre as micropipetas mais comuns incluem pipetas mecânicas e pipetas eletrônicas nas versões monocanais e multicanais. Atualmente estão disponíveis no mercado micropipetas que foram projetadas pensando em todos os aspectos do processo de pipetagem de precisão. A Sartorius conta com uma linha de micropipetas altamente ergonômicas (Micropipetas Proline Plus e Micropipetas Tacta) além da Micropipeta Eletrônica Picus, que proporcionam conforto único para o usuário.
A técnica correta de pipetagem é igualmente importante. Isso inclui ajustar a pipeta para a quantidade correta de líquido, aspirar a quantidade correta de líquido e transferi-lo para o destino desejado. Para isso é imprescindível uso de ponteiras de qualidade, algumas características devem ser observadas no momento da escolha da ponteira para a micropipeta, a Novas Bio oferece ponteiras que atendem a todos os padrões para uma pipetagem de excelência, são ponteiras com estrutura de que cria vedação perfeita e juntamente com a tecnologia de baixa retenção que evita que o líquido fique aderido às superfícies internas, leva a recuperação total da amostra evitando os erros na pipetagem.
A escolha correta da pipeta, da ponteira, a técnica correta de pipetagem e a manutenção adequada são fundamentais para garantir resultados precisos e confiáveis, Além disso, a pipetagem precisa também é importante para garantir a segurança do usuário no laboratório e para evitar perda de tempo e material valioso.
Confira outros artigos autorais da Neobio:
Ensaio de genotoxicidade em cultura de célulasCaracterísticas e Diferenças entre as Microplacas para PCR
Análise elementar (CHNS-O)