07/04/2020

Especial COVID-19

A partir do dia 11 de Março de 2020 o que era tratado como uma doença grave e possível ameaça a saúde da população, passou a ser oficialmente declarada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma pandemia. O COVID-19 em dados atualizados já passa de 200 mil casos confirmados pelo mundo, destes mais de 9 mil casos de fatais.

Um fato curioso dentro deste cenário, é qual a relevância destes números frente a outras pandemias que o mundo já presenciou no último século. Com o intuito de informá-los, trouxemos as principais pandemias que o mundo já viu:

Gripe Espanhola
Gripe Espanhola (1918-1919):


Conhecida como a 'mãe de todas pandemias" ou como "maior holocausto médico da história", teve seus primeiros casos confirmados em soldados nos Estados Unidos (ficou Gripe Espanhola pois a Espanha foi quem divulgou o caso, já que os ianques não confirmaram a informação em tempos de guerra) em 1918, período final da primeira guera.

Devido as informações limitadas da época estima-se que a gripe matou entre 50 a 100 milhões de pessoas, e afetou 40% de toda população mundial. Um comparativo é que a Primeira Guerra Mundial fez cerca de metade do número de vítimas.


Gripe Asiática
Gripe asiática (1957):

Mais uma pandemia que teve sua origem na China, teve em sua totalidade um total de 2 milhões de vítimas fatais pelo mundo, tendo idosos como principal grupo afetado.
Acredita-se que a mesma possa ter sido a precursora da pandemia seguinte.


Gripe de Hong Kong







Gripe de Hong Kong (1968-1969)

O H3N2 como também é conhecida, também tem origem chinesa e chegou a causar 1 milhão de mortes em todo o mundo segundo a OMS. O inicio do surto foi originado das aves.


Gripe SuínaGripe Suína (2009-2010)

A última grande pandemia que a população mundial presenciou foi a conhecida Gripe Suína. Com os primeiros casos confirmado no México, a H1N1 ou Influenza A causou cerca 300 mil mortes em 187 países.
.
.
.
(fonte:Exame)
.
Conheça nossa Loja Virtual: https://neobioshop.com.br/
.
.
.
#neobio #china #coronavirus #pandemia #informação #curiosidades #OMS #doença